sábado, 13 de abril de 2013

EI, VOCÊ AÍ DO TABLET!

Mas, quando eu falar contigo, abrirei a tua boca, e lhes dirás: Assim diz o Senhor DEUS: Quem ouvir ouça, e quem deixar de ouvir, deixe; porque eles são casa rebelde.  Ezequiel 3:27



    A tecnologia tem transformado muito a vida do ser humano nos últimos anos. Os acessórios eletrônicos a cada dia ficam menores e melhores. O telefone que antes era pendurado na parede e necessitava da intervenção de uma telefonista, hoje se transformou em um pequenino aparelho que cabe na palma da mão e tem várias utilidades além de fazer uma simples ligação telefônica! O rádio, antes também enorme hoje se resume em uma  minúscula caixinha que cabe no bolso. A televisão, então, nem se fala: de um aparelho gigantesco, pesado, em preto e branco e com imagem de péssima qualidade, se transformou em telas que mais parecem quadros que se penduram em paredes, finíssimos e com imagem em alta definição, imagens tridimensionais ou então televisões minúsculas e com a mesma qualidade. Mas a revolução mesmo aconteceu com o computador: os gigantescos mainframes que ocupavam uma sala aos poucos foram diminuindo até se transformarem em desktops, laptops e hoje os tablets, menores que um caderno, mas que armazenam números infinitos de informações.

     O que deveria ser algo para encurtar distâncias e ganhar tempo, acabou por tomar todo o tempo de muitas crianças, jovens e adultos e transformou-se em sérios problemas em escolas, onde os pequenos dispositivos concorrem diretamente com professores e disciplinas. Não é preciso mais pensar em como se escreve determinada palavra, pois o editor de textos possui corretor automático de ortografia. Dicionário de língua estrangeira? Pra quê? Temos o Google tradutor! Dois mais dois? Não sei, espera aí que vou abrir a calculadora! E as pessoas vão emburrecendo!

    Empresas precisaram restringir o uso da internet, bloqueando sites para que funcionários trabalhem ao invés de perderem-se na rede. O interessante é perceber pessoas que mal conseguem falar ou escrever o português pronunciando palavras e expressões estrangeiras do tipo: touch screen, web, megapixels, download, upload, homepage e outras tantas mais com uma desenvoltura e conhecimento invejáveis!

     E por último, as igrejas estão se tornando vítimas dos celulares, iphones  e tablets. A Bíblia de papel está em desuso por muitos, pois agora ela cabe dentro dessas caixinhas e qualquer livro que se queira ler abre-se apenas com um toque. Lembro que há um tempo atrás um jovem vinha à igreja com um desses celulares que também são transmissores de rádio e o horário dos jogos do nosso campeonato de futebol  local coincidia com o do culto. Não tinha dúvida: Era um ouvido na pregação e outro no jogo. Acabou que o pastor o perdeu para o futebol. Outro problema também são algumas crianças que durante o culto usam joguinhos para que o tempo passe mais depressa, mas como chamar a atenção dos pequenos se muitas vezes os adultos não desligam seus aparelhos que se manifestam nas horas mais impróprias?  

    Acho que as pessoas estão tentando mudar também seu modo de comunicar-se com Deus.  Talvez esperem que Ele envie algum torpedo dizendo:  “Te vejo hj na igj, ok? Vlw, bj.”. É deprimente ver pessoas na igreja se comportando como se estivessem confortavelmente sentadas em casa em suas poltronas consultando seus e-mails, totalmente absortas e alheias a tudo e a todos. E assim, além de emburrecer a mente, emburrecem também o espírito.

     Deus é o mesmo desde a eternidade, não mudou com a tecnologia, nós é que nos tornamos escravos das facilidades e por vezes esquecemo-nos até da boa educação quando ao invés de darmos um “olá” a quem está do nosso lado preferimos mandar um SMS para um “amigo virtual” que sequer sabemos se existe.  O mais interessante é que o diabo nem precisa mais se dar ao trabalho de desviar a atenção de muitos da palavra de Deus, os ipods e os ipads fazem isso melhor do que ele.

     E pra você aí do tablet que encarnou totalmente a tecnologia, tenho um recadinho:

­- Não espere que Deus mande um e-mail ou te adicione no facebook;

-Olhe ao seu redor, quantos esperam um sorriso seu, um “bom dia”, um olhar apenas;

-Deus pode estar tentando se comunicar com você pelos meios convencionais, a palavra de um irmão, uma Bíblia aberta ou simplesmente através do sorriso da criança que você nem percebe que existe e teima em querer chamar sua atenção;

-Lembre-se de que você está sempre sendo observado por alguém, não importa qual sua ocupação ou cargo. Além de Deus, sempre alguém o está avaliando, você pode ser um bom ou mau exemplo, a escolha é sua;

-Deus quer que você seja reflexo de Cristo e não de um “android”. O que está ao seu redor é real, apenas sua educação parece ser virtual;

-Jesus está prestes a voltar, já pensou se naquele grande dia você estiver atualizando seu blog ou postando suas fotos no instagram e não perceber isso?

 

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário