segunda-feira, 21 de março de 2011

CHIMARREANDO COM JESUS


Ensinaste-me, ó Deus, desde a minha mocidade; e até aqui tenho anunciado as tuas maravilhas. Salmos 71:17


        No sábado de carnaval o pequeno grupo de jovens da Paróquia realizou uma tarde de evangelização em um parque próximo a qual deram o nome de “CHIMARREANDO COM JESUS”. Durante duas semanas se reuniram, prepararam-se, organizaram-se, convidaram outros jovens e também os adultos para que se unissem a eles. Alguns de nós resolvemos participar para incentivá-los. Além de entregar panfletos convidando as pessoas a visitar a igreja, fariam uma cantina com doações dos irmãos, onde venderiam doces, salgados e refrigerantes a preços acessíveis para “engordar” sua caixinha e realizariam brincadeiras para as crianças.
        Minha surpresa começou pela manhã! Tendo o privilégio de morar ao lado da igreja, consegui testemunhar uma aula de união e organização. Cedinho reuniram-se, os olhinhos inchados de sono, mas sem sombra de desânimo. Os vi montando sanduíches, fazendo pastéis, confeccionando cartazes e até uma goleira que seria usada para as crianças jogarem futebol! Emocionei-me e em poucos instantes fui contagiada pela alegria deles!
        No início da tarde tudo estava pronto, faltava só esperar as “caronas” que os levariam ao parque com uma infinidade de “tralhas”: potes, bacias, caixas de isopor, bolas, cartazes, cadeiras. Não esqueceram um só detalhe: Até um quadro negro foi levado para que os preços dos produtos da cantina fossem escritos. Chegando lá, cada um já tinha função definida: cuidar da cantina, afixar os cartazes, montar a goleira para o futebol. Até brindes (balas e livrinhos) foram distribuídos às crianças que faziam gol... pensaram em tudo!...( E nós, os adultos tomando chimarrão!). Me sentindo uma inútil, peguei alguns panfletos e saí a distribuir para as pessoas, seguida por alguns irmãos. Nem o vento que soprava forte e tirava tudo do lugar foi empecilho para tão linda missão!
        Notei alguns olhares surpresos dirigidos para nosso grupo, pareciam não entender como aqueles jovens mostravam tanta felicidade falando de Jesus em um feriado de carnaval, brincando com crianças que nem conheciam, perdendo seu tempo vendendo lanches, quando poderiam estar fazendo qualquer outra coisa comum à sua idade. Mas o mais freqüente foram os olhares de admiração e até de inveja, pois imagino quantos pais ali se encontravam sem ter idéia do paradeiro de seus filhos adolescentes. Eu me senti honrada por poder estar ali no meio daquele bando de crentes loucos e saber que minha família também é doida por Jesus.
        Foi uma tarde maravilhosa, coroada, por fim, com a participação da Escola Bíblica Juvenil, coordenada por eles, onde aprendemos mais uma lição: devemos sempre acreditar no jovem e principalmente valorizar aquele que está trilhando o caminho de Jesus. Apoiá-lo sempre, por mais simples que nos pareçam suas idéias.
Cheguei à conclusão que há também jovens de domingo e os de quarta-feira. Estes últimos têm consciência de sua idade e sua missão dentro da igreja e acabam mostrando uma maturidade de dar inveja a muito “crente de carteirinha”, adultos que os olham como se ainda engatinhassem na fé.
Diante de tudo isso só me resta pedir a Deus que o vírus do entusiasmo tome conta de nós, nos tornando jovens de alma e coração para manter a Igreja sempre viva e forte. Que transforme alguns adultos em “velhos jovens”, e que os “jovens velhos” sejam contagiados pelo prazer de trabalhar juntos, frutificar e servir a Jesus Cristo com o vigor e a força que só a juventude possui.

Não te lembres dos pecados da minha mocidade, nem das minhas transgressões; mas segundo a tua misericórdia, lembra-te de mim, por tua bondade, SENHOR. Salmos 25:7


Nenhum comentário:

Postar um comentário