domingo, 27 de março de 2011

JESUS, EDIFICADOR DE VIDAS


        Todos nascemos pecadores, com a essência do mal e a consciência do bem dentro de nós. Jesus disse que aquele que se tornar humilde como uma criança é o maior no reino dos céus. Com o passar dos anos nossas más experiências se tornam tijolos os quais vão fazendo parte de um muro que erguemos ao nosso redor.
        O bom pedreiro (o que confia em Deus) faz com que as alegrias se transformem em “janelinhas” para que a luz e o ar possam entrar, aliviando a sensação de opressão e os tijolos vão fazendo parte da construção. A tudo dá graças, enfrenta as tempestades com fé e coragem, constrói sua casa em terreno firme e seguro.
        O mau pedreiro, no entanto, só guarda os tijolos (amarguras) e vai aumentando mais e mais sua muralha, usando a mágoa como cimento. Alguns usam também o rancor para impermeabilizá-la. Não conseguem lidar com as adversidades da vida, a maioria frutos de suas próprias escolhas e atitudes erradas. Um dia descobrem-se enclausurados, doentes e envelhecidos precocemente, vítimas das masmorras que eles mesmos construíram, sem luz e respirando um ar pestilento. Acabam por achar o sofrimento normal e se alguém tenta socorrê-los, escondem o rosto transformado pela falta de ar atrás da cortina do orgulho. Acariciam e alimentam sentimentos derrotistas e tristes e quebram dentro de si a vidraça da esperança. Deus não quer isso de nós!
        Todos, sem exceção, passamos por provações e privações nesta vida, o que faz a diferença é a forma como lidamos com elas. Aquele que confia em Jesus vai abrindo janelas e portas para que o sol possa entrar e os tijolos passam a ser peças fundamentais para o crescimento da obra, não a obra em si. Os percalços devem ser vistos como conseqüência dos nossos erros ou vontade de Deus, servem para que testemos nossa fé e perseverança. Parece que alguns não nasceram para construir, vivem de aluguel neste mundo, entre queixas e lamentos por nunca ter conseguido seu próprio lar.
        Felizmente cada amanhecer representa mais uma chance que temos de corrermos para o Pai e pedirmos que Ele nos socorra, ampare e corrija. Deus quer que moremos em mansões amplas, arejadas e cheias de luz. Onde há mágoa e rancor Ele não consegue entrar.
        Se não conseguimos sozinhos abrir janelas em nosso coração, deixemos o grande mestre de obras, o Espírito Santo realizar o trabalho de derrubar a masmorra em que nos enfiamos, construa um castelo das ruínas e faça com que o sol entre, seque a umidade, limpe o mofo das paredes e purifique o ar. As “rachaduras” que porventura surgirem serão consertadas pela oração e pela comunhão. Jesus é o único muro que pode nos esconder do inimigo. Ele assumiu essa tarefa há mais de dois mil anos. Entreguemos nossas amarguras a Ele, assim teremos uma casa protegida, pintada com as cores da salvação e de onde exala o doce perfume de Deus!

Tendo cuidado de que ninguém se prive da graça de Deus, e de que nenhuma raiz de amargura, brotando, vos perturbe, e por ela muitos se contaminem. Hebreus 12:15

Nenhum comentário:

Postar um comentário