quarta-feira, 23 de dezembro de 2015

DO AMOR AO PRÓXIMO!

Ouvistes que foi dito: Amarás ao teu próximo, e odiarás ao teu inimigo.
Eu, porém, vos digo: Amai aos vossos inimigos, e orai pelos que vos perseguem;
para que vos torneis filhos do vosso Pai que está nos céus; porque ele faz nascer o seu sol sobre maus e bons, e faz chover sobre justos e injustos.
Pois, se amardes aos que vos amam, que recompensa tereis? não fazem os publicanos também o mesmo?
E, se saudardes somente os vossos irmãos, que fazeis demais? não fazem os gentios também o mesmo?
Sede vós, pois, perfeitos, como é perfeito o vosso Pai celestial.
Mateus 5:43-48



     Ouve-se falar tanto na batalha espiritual que nos rodeia, onde anjos pelejam por nós contra as hostes do inferno, que muitas vezes usamos o discurso de que somos filhos de Deus e que Ele vinga nossos inimigos e nos dá a vitória. Aliás, esta é uma das “ideologias” de muitas igrejas por aí. Vivemos em uma época de ódio e vingança! Quem é do mundo, pratica a justiça com suas próprias mãos e muitos de nós, cristãos, achamos que Deus deve tomar conta do castigo dos nossos inimigos, afinal, sou um “ungido” dEle.
      Mas muitas vezes vemos o injusto ter vitória sobre o justo. Basta olharmos cidadãos de bem aprisionados em suas casas enquanto a violência assola as ruas. Basta olharmos nosso corrupto cenário político, onde descaradamente são desviadas verbas públicas que deveriam suprir as necessidades do povo. E, numa situação destas, como age o cristão? Diz que Deus é injusto? Não! As autoridades são instituídas por Deus! Isso não significa que elas sejam nossas amigas. Deus instituiu Saul rei de Israel, nem por isso ele foi um bom governante, mas Deus esteve presente e permitiu cada ato. Temos a péssima mania de achar que porque somos cristãos somos privilegiados e que nenhum mal pode nos atingir, nenhum inimigo pode nos ferir. Grande engano! Neste texto Jesus afirma que Deus faz nascer o sol sobre bons e maus e a chuva cair sobre justos e injustos. Erra quem pensa que a travessia do cristão pelo mundo é fácil. Apesar de termos já a vida eterna, aqui sofremos ataques intensos do inimigo. Eles estão sempre à espera da nossa queda e Jesus nos orienta a perdoar e orar pelos que nos perseguem, sejam eles políticos desonestos ou inimigos pessoais.
    Como amar e perdoar a quem nos quer mal?
    Entender que meu inimigo não é a pessoa que está me atacando e ferindo, e sim o espírito que habita nela, nos ajuda a ver certas atitudes hostis com olhos um pouco mais complacentes. Nossa luta é contra principados e potestades. Somos todos pecadores e maus, o que nos diferencia é o espírito que habita em nós. Felizes somos se temos nossas vidas guiadas pelo Espírito Santo.
    É preciso também procurar entender os motivos, as circunstâncias que o fizeram tornar-se meu inimigo. Muitas vezes passamos a compreender melhor as atitudes do ser humano quando conhecemos sua vida, suas carências e dificuldades. Isto nos faz ter mais misericórdia. Quantas pessoas nos hostilizam por não conhecerem ou compreenderem a Palavra de Deus?
    Através do sacrifício de Cristo, Deus nos perdoa e esquece nossos pecados. Em Cristo, também nossos inimigos estão perdoados por Ele. Se sou cristão devo perdoar e pedir que Deus os abençoe e liberte do jugo de satanás, por mais que o meu desejo seja o de orar para que Deus mantenha-os longe dos meus olhos! É preciso orar pedindo pela conversão deles. Se eu amar apenas a quem me ama, em que isso me torna diferente do ímpio?
    Isso tudo não quer dizer que temos uma tarefa fácil pela frente, muito pelo contrário: A vida do cristão é repleta de renúncias e dificuldades. Parece que Deus exige de nós um preço muito alto para vivermos neste mundo cruel e violento, onde o ímpio se dá bem e o justo precisa se defender diariamente dos ataques e perseguições do inimigo. Ter que orar e amar a quem só quer nosso mal é uma tarefa muito difícil para nós! Responder ao ódio com amor nos exige demais! Mas é preciso ter em mente que nossa recompensa não está neste mundo. Nossa salvação custou um preço muito alto, fomos resgatados pela vida do único justo que andou pela face da terra, o próprio Deus em forma de homem que sofreu o castigo de nossas iniquidades em nosso lugar e cumpriu perfeitamente todas as exigências do Pai para que novamente pudéssemos ter a eternidade que nossos primeiros pais perderam no Éden.      
    Pensando em tudo isso se torna mais fácil perdoar a quem nos fere e persegue, pois sabemos que somos eleitos de Deus para a vida eterna e é nosso dever falar deste presente também aos nossos inimigos, se não em palavras, em exemplo de vida.

    Que possamos exibir a perfeição de Cristo em nossas vidas, para que nossos inimigos espirituais saibam que somos diferentes e que, apesar de todas as tribulações pelas quais passamos há algo em nós que nos distancia deles em quilômetros: A confiança que depositamos no amor de Deus e a certeza de que mesmo sofrendo nos regozijamos no Senhor, pois há um lugar preparado para nós na eternidade, e Cristo já nos reservou um assento de honra!

Nenhum comentário:

Postar um comentário