quinta-feira, 17 de janeiro de 2013

DOCE MADEIRO


Êxodo 15:23-26
Então chegaram a Mara; mas não puderam beber das águas de Mara, porque eram amargas; por isso chamou-se o lugar Mara.
E o povo murmurou contra Moisés, dizendo: Que havemos de beber?
E ele clamou ao SENHOR, e o SENHOR mostrou-lhe uma árvore, que lançou nas águas, e as águas se tornaram doces. Ali lhes deu estatutos e uma ordenança, e ali os provou.
E disse: Se ouvires atento a voz do SENHOR teu Deus, e fizeres o que é reto diante de seus olhos, e inclinares os teus ouvidos aos seus mandamentos, e guardares todos os seus estatutos, nenhuma das enfermidades porei sobre ti, que pus sobre o Egito; porque eu sou o SENHOR que te sara.


     Vocês já observaram de longe um pelotão de soldados fardados e em marcha? Parecem todos iguais, não é? Mas ao nos aproximarmos vamos percebendo que todos são diferentes em estatura, porte físico, cor da pele, cor dos olhos, cultura, personalidade, etc. Quanto mais conhecemos cada um deles, mais diferentes vão se tornando para nós. E mesmo marchando todos juntos na mesma direção, seus objetivos e destinos se diferem uns dos outros. Assim acontece com a Igreja de Cristo: observando de longe, todos seguem em uma mesma direção, buscam o mesmo objetivo, "falam a mesma língua", mas conhecendo-a melhor, é fácil perceber suas diferenças. Vistas de longe, as coisas nem sempre se parecem com o que realmente são. O povo de Israel, sedento, ao ver a fonte ao longe, alegrou-se por ter água para matar sua sede. Somente depois de prová-la é que percebeu seu amargor. Moisés clamou ao Senhor e Ele o ordenou que atirasse certa árvore na água para que estas ficassem doces. Que árvore seria esta com tamanho poder e essência capaz de tornar o amargo em doce? Pesquisei várias espécies.

     Temos como primeiro tipo o representante das árvores sem frutos, o pinus elliotis, pinheiro de rápido crescimento, por esse motivo vem sendo plantado para conter o desmatamento e para fins madeireiros. Esse fenômeno coloca em risco as espécies vegetais e animais nativas, podendo
levar algumas delas à extinção. O pinus é uma espécie originária dos Estados Unidos, prolifera-se com grande facilidade e agressividade em um ambiente aberto de elevada insolação, independente da fertilidade do solo. À medida que se desenvolvem, formam agrupamentos mais densos produzindo o sombreamento das plantas nativas de menor porte . Madeira de baixíssima qualidade e durabilidade, quando seca se transforma em criadouro de cupins. Falo com larga experiência, já que por mais de vinte anos morei em uma casa de pinus.

     Quantas pessoas na Igreja podemos comparar ao pinus? Pessoas que se aproximam com muita facilidade, crescem, se alastram e ao mesmo tempo vão contaminando as pessoas ao redor e as "aliciando". Pessoas que sentam-se, ouvem a Palavra, mas não a efetivam em sua vida. Assim
como a madeira, suas vidas são de baixa qualidade, sem uma perspectiva de grandes obras. Sua semente é a preguiça e seu solo é esteril, sem qualquer espécie de adubo. Qual sua utilidade? Servem de atrativo para quem olha de fora. Muitas pessoas se aproximam quando veem igrejas lotadas.

     Um outro tipo de árvore que encontrei foram as que produzem frutos, só que venenosos. Um exemplo é a mamona, ou ricinus communis. A mamona provavelmente originou-se na África, mas atualmente é encontrada por todo o mundo. Esta grande planta é comumente encontrada em
jardins em função da sua natureza forte e em forma de arbusto. Ela cresce bem em áreas áridas e não necessita de cuidados especiais. Tem crescimento rápido. As folhas são grandes com bordas dentadas. É amplamente cultivada pelo seu óleo e é também usada como uma planta ornamental. Nenhum destes usos é, porém, um indício de que na verdade esta planta tem um conteúdo mortal: ricina. A ricina está presente em níveis baixos por toda a planta, mas é muito concentrada na casca da semente. Envenenamentos pela semente podem ser fatais.

     Assim também podemos comparar alguns "crentes" com a mamona: Pessoas com aparência agradável e bonita, oram, cantam, participam de muitas atividades, oferencem-se para trabalhar, mas escondem seu veneno na semente, ou seja, dentro de si. Suas folhas são grandes e vistosas, mas
seu interior é puro veneno, que fere e mata. Pessoas que produzem frutos, sim, mas frutos podres e envenenados. Sua utilidade? Deus as coloca ali para que Seu povo aprenda a discernir entre o bem e o mal, para exercitar a tolerância e o amor.

      Pesquisei também as árvores que dão frutos comestíveis e escolhi a mangueira por sua beleza, sombra e utilidade. Seus frutos são doces, perfumados e bonitos, sua copa produz uma sombra convidativa, além de suas folhas, caule e frutos serem usados para vários fins medicinais. A poda da mangueira tem como principais objetivos orientar a forma das plantas em função do meio, espécie e vigor da variedade e manter um crescimento vegetativo equilibrado nas diferentes partes da planta. A desfolha na mangueira é praticada com a finalidade de melhorar a capacidade produtiva da planta e a coloração dos frutos.

     É fácil compararmos o cristão com a mangueira, não? O verdadeiro cristão é aquele que produz frutos de qualidade, que se deixa podar pela Palavra de Deus, espalha suas folhas para fertilizar o solo de onde germinarão outras árvores e em sua sombra repousam vários andarilhos, ou seja, os frutos do cristão são suas ações condizentes à Palavra de Deus, sua poda é a correção de seus erros, reconhecimento de seus pecados e pedidos de perdão diante de Deus, sua desfolha é o exemplo que ele vai espalhando pelo caminho, trazendo pessoas consigo e sua sombra são os conselhos e palavras de vida e misericórdia capazes de consolar até os mais aflitos.

     Mas, e a árvore que adoça o fel? Esta árvore é Jesus. Ela produz frutos incomparáveis, capazes de adoçar não apenas fontes, mas oceanos de amarguras. Todos temos dentro de nós fontes e mais fontes que jorram águas turvas, salgadas, barrentas, ácidas e amargas. Para que estas águas se tornem cristalinas devemos atirar dentro delas a árvore Jesus, para que tudo se purifique. Para isso basta que obedeçamos à sua voz, assim como Moisés o fez quando jogou a árvore nas águas de Mara. Deus nos prometeu que, se ouvirmos Sua voz e guardarmos Seus mandamentos, nenhuma enfermidade haverá sobre nós, seremos sempre árvores frondosas e de bons frutos.

     Todas as árvores, com ou sem frutos, venenosas ou não, tem uma finalidade sobre a terra. Assim também Deus nos colocou aqui com propósitos especiais. Ele é tão justo que nos concede o livre arbítrio. Podemos escolher entre frutificar ou não, crescer ou não, ter vida ou morte, amargura ou
doçura. A escolha é nossa e a justiça é de Deus: "Toda a árvore que não dá bom fruto corta-se e lança-se no fogo." Mateus 7:19.

     Com que tipo de árvore me pareço? Que tipos de frutos meu irmão está vendo em mim? Estou fertilizando o solo em que eles pisam?
 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário