terça-feira, 1 de fevereiro de 2011

HUMILDADE


        Outro dia recebi um e-mail que dizia que o mar é imenso porque ele se posiciona alguns metros abaixo dos rios, assim ele absorve toda a água excedente.
        Na Igreja temos quem é mar e quem é rio: O rio às vezes recebe alguma água, acha que já é mar, transborda, inunda tudo e de repente se acha seco a espera de um pouco de chuva; O mar está sempre recebendo água dos rios, não transborda, se for preciso a congela.
        A água é nosso conhecimento, tudo o que temos oportunidade de aprender, ler, ouvir e compartilhar.
        O rio são os arrogantes, aqueles que sabem um pouquinho, saem pregando uma palavra pobre e sem consistência, não procuram conhecer a Palavra de Deus, sequer sabem o porquê de estarem ali. Sobem em um pedestal com bases fracas e fatalmente caem em seguida porque se acham muito melhores e maiores do que realmente são. Quando se dão conta, estão vazios, sedentos, e não conseguem se mover para matar a sede.
        O mar é o humilde e sábio. Se mantém em posição de ouvinte, processa e guarda seus conhecimentos e quando precisa transmiti-los o faz com paciência e mansidão. É perseverante na fé, busca o conhecimento, sedento do Evangelho.
        A palavra humilde tem um significado muito interessante: No latim “humus” = terra, “ilde” = pés, significa que o humilde tem os pés no chão. Ao contrário do que parece, humilhar-se não é prostrar-se em terra em posição de inferioridade e sim saber exatamente sua origem e seu lugar neste mundo. Estamos ao lado dos nossos irmãos e  abaixo de Deus, fomos criados para servi-Lo com amor e gratidão e precisamos entender isso. Não se pode ser sábio sem ser humilde. Em algum lugar eu li que os grandes só se parecem grandes porque estão de joelhos. Não há como entender as coisas de Deus se eu não me colocar abaixo d’Ele e ouvir.
     Eu tento muito ser grande como o mar, embora muitas vezes deixe com que um rio de vaidades desague no meu oceano, contaminando-o e fazendo com que eu tenha que realizar o trabalho de despoluí-lo.
        E você é rio ou mar?


Nada façais por contenda ou por vanglória, mas por humildade; cada um considere os outros superiores a si mesmo. Filipenses 2:3

Nenhum comentário:

Postar um comentário