segunda-feira, 10 de janeiro de 2011

A ARTE DO PERDÃO

        Acredito que o motivo mais frequente que nos faça perder a comunhão com Deus seja a incapacide de perdoar.
        Devemos, assim como Deus, estar sempre prontos a perdoar. Este foi o tema da Escola Bíblica Dominical há alguns dias. É relativamente fácil perdoar a ofensa de um filho, irmão, pais, marido, esposa, enfim, a quem temos afinidade. Mas como perdoar um vizinho que nos perturba, alguém que nos fez um grande mal ou a quem amamos? Como perdoar a um filho que abandona ou mata seus pais ou pais que estupram suas filhas, mães que torturam ou abandonam bebês indefesos em latas de lixo, pedófilos, ou ainda, como perdoar políticos corruptos que aumentam seus próprios salários e nos deixam à mercê de um sistema precário de saúde, educação, sob uma lei contraditória, onde matar um passarinho é crime inafiançável e um assassino de pessoas, quando preso, tem direito a progressão de pena? Não que o passarinho não seja criatura de Deus, mas o alvo principal do amor d'Ele somos nós! O pior de tudo é: Como perdoar se muitas vezes o ofensor sequer se arrepende?
        Quando nos fazemos e respondemos a estas perguntas nos damos conta do quão longe estamos de sentir e praticar o verdadeiro amor de Deus e só nos resta orar e pedir a Ele que nos perdoe o fato de não conseguirmos perdoar. Não podemos ser maiores que Ele e perdoar sem o verdadeiro arrependimento. Ele conhece nosso coração e sabe quando e o quanto tentamos melhorar. Devemos, sim, estar sempre prontos a acolher e perdoar a quem se arrepende, por mais difícil que nos seja.
        Precisamos reconhecer que somos pequeninos, aprendendo a caminhar, caindo, mas procurando sempre levantar amparados pela mão de Cristo, que, mesmo antes de nascermos, morreu na cruz para nos redimir.
        Perdoar é uma arte cuja técnica somente Deus conhece em toda sua plenitude.


Ao Senhor, nosso Deus, pertencem a misericórdia, e o perdão, pois nos rebelamos contra Ele. Daniel 9:9


Nenhum comentário:

Postar um comentário