sexta-feira, 7 de janeiro de 2011

Hipocrisia


Assim também vós exteriormente pareceis justos aos homens, mas interiormente estais cheios de hipocrisia e de iniqüidade. Mateus 23:28

        Como certamente faria meu pastor, é preciso antes de tudo fazer uma breve dissertação sobre a palavra hipocrisia, seu significado e origem:
 “Falsidade; dissimulação; ato ou efeito de fingir, de dissimular os verdadeiros sentimentos, intenções; fingimento, falsidade;”. A origem é grega - hupokrisía,as; hupókrisis, eós - ação de desempenhar um papel, uma peça, uma pantomima; desempenho teatral, declamação; dissimulação, falsa aparência.

        E no contexto de Igreja, quando sou hipócrita?
  - Sou falso no momento que digo ao meu irmão: “Eu te amo, estou orando e jejuando por ti.”, mas por dentro quero que ele “caia do cavalo”.
  - Sou dissimulado quando digo que amo a Deus e o desonro muitas vezes em Sua própria casa usando palavras e atitudes de morte;
  - Sou fingido quando leio o Evangelho, decorei capítulos e versículos, mas não consigo aplicar isso à minha vida e minhas atitudes mostram que não aprendi nada daquilo.
  - Por fim, sou o maior de todos os hipócritas quando reconheço cada uma de minhas atitudes e pensamentos ruins e mesmo assim continuo praticando sem qualquer dor na consciência!
        Os crentes hipócritas são os mais perigosos, pois revestem-se de uma falsa santidade e muitas vezes enganam a todos. Agindo assim somos “Judas em peles de cordeiro” e com cada gesto desses pregamos novamente Cristo na cruz. Mas para Deus não possuímos máscaras. Ele nos vê exatamente como somos.
        O mundo é cínico e não é a Igreja que nos diferencia dele. O que nos torna especiais é o fato de cairmos e levantarmos com Deus, errarmos e acertarmos certos de que estamos sendo amparados pela Mão Divina por conta do nosso arrependimento.
        Que sejamos mais verdadeiros com o próximo, com Deus e com nós mesmos e que isto possa fazer parte das nossas metas para 2011!


E não sede conformados com este mundo, mas sede transformados pela renovação do vosso entendimento, para que experimenteis qual seja a boa, agradável, e perfeita vontade de Deus. Romanos 12:2


Nenhum comentário:

Postar um comentário